Mundo Rio 2016: o gigante jogador de vôlei iraniano de 2,46 metros de altura que surpreende na Paralimpíada.

Rio 2016: o gigante jogador de vôlei iraniano de 2,46 metros de altura que surpreende na Paralimpíada.

16/09/2016 17h28

Para Morteza Mehrzadselakjani, o jogador de vôlei mais alto do mundo, nada foi fácil.

Este iraniano de 29 anos mede 2,46 metros e é hoje uma das estrelas dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Diagnosticado com agromegalia, um distúrbio raro que provoca forte descontrole dos hormônios do crescimento, que o fez produzir muito hormônio do crescimento em seu corpo desde a adolescência.

Aos 15 anos o esportista sofreu um acidente de bicicleta que provocou uma lesão na pélvis e sua perna direita deixou de crescer no mesmo ritmo que a esquerda, apresentando hoje em dia 15 cm de diferença.

Porém o que parecia ser uma desvantagem, terminou sendo o contrário para o jogador do seletivo voleibol iraniano, um dos favoritos para terminar com o ouro nos jogos paralímpicos.

Sua altura permite se destacar no jogo como bloqueador, conseguindo pontos com facilidade. O Irã é uma potência nesta modalidade esportiva, acumulando cinco medalhas de ouro nos jogos anteriores.

Da vergonha para a Fama

Por poucas vezes saia de casa, contaHadi Rezaei, seu treinador da equipe de voleibol, ao The New York Times.

Rezaei descobriu Mehrzadselakjani quando a televisão iraniana o entrevistou para um programa local, convidando-o para compor a seleção paralímpica. "Nós demos razões para ele ter esperança,antes de se tornar famoso, quando saia da sua casa, todo mundo o olhava de forma estranha. Agora que é famoso, quando sai de casa, todos querem tirar foto com ele. Da vergonha de ser diferente, passou a se sentir um campeão", completou o treinador.

Comentários